domingo, 22 de janeiro de 2012

Doutores e Mestres


Ef 4.11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”

Obrigado Senhor por ver em mim utilidade para a sua tão importante obra. Estou muito feliz por mais essa responsabilidade. Agora atendendo ao convite do nosso amado Pastor e com aprovação do Ministério, assumi os cargos na Diretoria de: Superintendente de Estudos Bíblicos e de Discipulado, somando ao de Professor e Secretário de Missões. Deus seja louvado e a Ele toda Honra para sempre (Fp 2).

DOUTORES OU MESTRES. Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo (Ef 4.12).

(1) A missão dos mestres bíblicos é defender e preservar, mediante a ajuda do Espírito Santo, o evangelho que lhes foi confiado (2Tm 1.11-14). Têm o dever de fielmente conduzir a igreja à revelação bíblica e à mensagem original de Cristo e dos apóstolos, e nisto perseverar.

(2) O propósito principal do ensino bíblico é preservar a verdade e produzir santidade, levando o corpo de Cristo a um compromisso inarredável com o modo piedoso de vida segundo a Palavra de Deus. As Escrituras declaram em 1 Tm 1.5 que o alvo da instrução cristã (literalmente “mandamento”) é a “caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1.5).

(3) Os mestres são essenciais ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeita, ou se descuida do ensino dos mestres e teólogos consagrados e fiéis à revelação bíblica, não se preocupará pela autenticidade e qualidade da mensagem bíblica nem pela interpretação correta dos ensinos bíblicos.

A igreja onde mestres e teólogos estão calados não terá firmeza na verdade. Tal igreja aceitará inovações doutrinárias sem objeção; e nela, as práticas religiosas e idéias humanas serão de fato o guia no que tange à doutrina, padrões e práticas dessa igreja, quando deveria ser a verdade bíblica.

Por outro lado, a igreja que acata os mestres e teólogos piedosos e aprovados terá seus ensinos, trabalhos e práticas regidos pelos princípios originais e fundamentais do evangelho. Princípios e práticas falsos serão desmascarados, e a pureza da mensagem original de Cristo será conhecida de seus membros. A inspirada Palavra de Deus deve ser o teste de todo ensino, idéia e prática da igreja.

Assim sendo, a igreja verá que a Palavra inspirada de Deus é a suprema autoridade, e, por isso, está acima das igrejas e suas instituições. (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal)

Diácono Alberto de Jesus, Superintendente Estudos Bíblicos, Secretário de Missões

Assembléia de Deus – MISSÃO - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, sua participação é muito importante.

----------------------------------REFLEXÃO---------------------------

"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." Pv 11:14